A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o Relatório de Comércio e Desenvolvimento 2023, que destaca o crescimento do Brasil acima da média mundial neste ano. De acordo com o informe, a taxa de crescimento do PIB nacional do Brasil será de 3,3%. Isso resultou em um aumento de 2,4%. A Organização ainda destacou que essa foi a maior elevação entre as principais economias do mundo.
A média brasileira supera as previsões para a América Latina, de 2,3% e se aproxima da média dos emergentes e asiáticos, de 3,9%. Porém, em 2024 a tendência é outra. A projeção da ONU é de desaceleração, o documento aponta que a expansão do PIB seja de 2,3%, abaixo de novo da média mundial de 2,5%.
Leia mais! Senado aprova compensação de ICMS dos combustíveis aos estados
Na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), também enfatizaram que o crescimento econômico mundial deve desacelerar de 3% em 2022 para 2,4% em 2023. Já em 2024, haverá poucos sinais de recuperação. Para a secretária-geral da Unctad, Rebeca Grynspan, “é necessária uma mudança na direção das políticas, inclusive por parte dos principais bancos centrais, e o acompanhamento das reformas institucionais prometidas durante a crise da covid-19 para evitar uma década perdida”.
UNCTAD
É responsável pela publicação, pede reformas institucionais da arquitetura financeira global, políticas mais pragmáticas para combater a inflação, a desigualdade e a dívida soberana e uma supervisão mais forte dos principais mercados.