Nova política de preços da Petrobras elevará preço da gasolina em até 5,8% nesta quinta

Posto de combustível

A nova sistemática de cobrança do ICMS, o imposto estadual, sobre a gasolina vai aumentar o preço final do combustível em até 5,8% nos postos em quase todo o país. Os estados concordaram com alíquota fixa de R$ 1,22 por litro. Na prática, segundo levantamento de entidade do setor, Fecombustíveis, isso vai representar aumento de impostos em quase todo o país.

Apenas em três estados (Alagoas, Amazonas e Piauí) poderá haver redução no preço. Atualmente, a alíquota de ICMS varia de 17% a 22%. O percentual é calculado sobre um valor de referência, que é divulgado pelos governos estaduais a cada 15 dias.

Após vender as principais operações na América do Sul, a Petrobras quer voltar a investir nos países vizinhos. De acordo com o presidente da empresa, Jean Paul Prates, a estratégia é revisitar iniciativas na Bolívia, Venezuela e Guiana.

Na Bolívia a Petrobras teve suas instalações ocupadas pelo exército no governo Evo Morales, quando Lula exercia seu primeiro mandato. Tempos depois a empresa encerrou suas atividades no país. Em comunicado divulgado ontem, Jean Paul Prates lembrou que está preparando a “Petrobras para uma nova fase em refino”.

“Queremos revisitar países vizinhos, como Bolívia, Venezuela e Guiana, e debatermos alguns pontos como os termos contratuais, novas potencialidades de exploração de gás e a preparação das empresas para a transição energética”, afirmou.

Ontem, ele tratou com o presidente da Bolívia, Luis Arce, do futuro da exploração de gás. O presidente boliviano participou em Brasília de evento reunindo onze presidentes sul-americanos para discutir integração.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais