Nova Indústria Brasil não tem prejuízo fiscal, afirma Alckmin

Foto: José Cruz / Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou, em entrevista ao Uol, nesta quarta-feira (24), que o governo não fará nenhuma concessão fiscal ou investirá recursos adicionais no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para financiar o programa Nova Indústria Brasil.

Leia mais! HADDAD ANUNCIA NOVO PROGRAMA PARA ESTÍMULO À INDÚSTRIA

– Não tem nada a ver com questão fiscal. O governo não vai fazer nenhum aporte para o BNDES. Sendo assim, não vai colocar recurso a mais no BNDES – afirmou.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

De acordo com Alckmin, o único setor que contará com taxa de crédito especial com subsídio será o de pesquisa e inovação.

Leia mais! BRASIL AVANÇA DUAS POSIÇÕES NO RANKING MUNDIAL DE EXPORTAÇÃO INDUSTRIAL

– Começa pela inovação, você precisa ter crédito. Este é o único setor, e foi lei federal, que você tem TR [Taxa Referencial]. Porque, no mundo inteiro, você não vai pegar crédito a 18% ou 20% ao ano para fazer uma pesquisa que você não sabe se vai dar certo – comentou.

Leia mais! ALCKMIN DEFENDE REGIME ESPECIAL TRIBUTÁRIO PARA INDÚSTRIA QUÍMICA

Ainda assim, o governo deve alocar R$ 8 bilhões em um fundo de crédito para minerais críticos e biotecnologia, considerado estratégico pelo ministro.

Foto: Sérgio Lima/CNI

– O governo não vai comprar ações [de empresas]. São oito R$8 bilhões para um fundo de minerais críticos -. O Estado não vai entrar [em sociedade]. Ele vai participar com crédito, em um fundo, sem dinheiro público – pontuou Geraldo-Alckmin.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais