Ministro de Relações Exteriores classifica expansão do BRICS como “conquistas brasileiras”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, nesta quarta-feira (6), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, considerou uma vitória da diplomacia brasileira a entrada da Argentina no BRICS. Ele também comemorou avanço da proposta de uma moeda comum para comércio bilateral no grupo e o compromisso de pressionar por mudanças no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Foi uma conquista brasileira porque nós não só passamos a ter a companhia da Argentina no BRICS, como nós lutamos por dois itens específicos na declaração final que foi aceita”, comentou Mauro Vieira ao se referir aos compromissos assumidos pelos países para estudar a viabilidade de realizar transações sem o uso do dólar e para pleitear alterações na composição do conselho da ONU.

Segundo o chanceler brasileiro, o uso de moeda comum para relações comerciais “agiliza o comércio e, acima de tudo, reduz os custos internacionais de pagamentos de transferências.” Quanto ao conselho da ONU, Vieira afirma que Brasil quer maior representatividade no Conselho.

“Nós precisamos adaptar e trazer um número maior de países, como a Índia, como o Brasil, como, no mínimo, dois países da África, onde está uma grande massa populacional e que não tem voz no Conselho de Segurança”, ponderou.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais