Início » Lula sai na frente na disputa do segundo turno, revelam dados da pesquisa do Ipec, ex-Ibope

Lula sai na frente na disputa do segundo turno, revelam dados da pesquisa do Ipec, ex-Ibope

A+A-
Reset

O ex-presidente Lula (PT) sai com vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa no segundo turno da eleição presidencial, de acordo o Ipec, ex-Ibope. Os dados da pesquisa foram divulgados ontem pelo instituto indicando Lula com 51% das intenções de votos totais, ante 43% de Bolsonaro. Votos em branco ou nulo somam 4%.

O instituto ouviu 2.000 pessoas da segunda-feira até esta quarta-feira. No cálculo dos votos válidos, que excluem os em branco ou nulos e são usados pela Justiça Eleitoral para totalizar o resultado das eleições. A pesquisa revela que Lula vence por 55% a 45% no dia 30 deste mês.

De acordo com o mapa das votações elaborado pelo TSE, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ampliou o número de votos obtidos pelo país no primeiro turno deste ano, em relação ao resultado alcançado em 2018.

Os dados mostram diferenças expressivas a favor do candidato à reeleição. Isso ocorre no Nordeste, especialmente no Ceará, na esteira do encolhimento político do candidato derrotado Ciro Gomes (PDT).

Entre os cearenses, Bolsonaro conseguiu 300 mil votos a mais neste ano em relação à sua primeira eleição, o que representa um incremento de quase 30%. Em 2018, ele havia terminado o primeiro turno com 21,7% dos votos válidos do estado, ante 41% de Ciro e 33,1% de Fernando Haddad, do PT.

Urna segura, diz TCU

O TCU divulgou ontem, quarta-feira, que a auditoria realizada nas urnas eletrônicas e em todo o processo eleitoral realizado no domingo, não encontrou irregularidade ou fragilidade, confirmando a segurança do sistema.

“Registro o sucesso desta ação de fiscalização realizada por esta Corte, que evidenciou, uma vez mais, a transparência do sistema eleitoral brasileiro”, declarou o presidente do tribunal, Bruno Dantas.

“A análise foi encerrada no início do dia 3/10 e o processo de conferência de votos por candidato para os cargos de senador, governador e presidente não registrou nenhuma inconsistência de dado incorreto”, disse o ministro.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais