O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nessa quinta-feira (10), que a Petrobras passará a distribuir menos dividendos para os acionistas. Os recursos, segundo ele, devem ser direcionados também para obras de infraestrutura e educação. A decisão faz parte do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
“Parte dos dividendos vai se transformar em investimento para produzir mais gás, óleo, gasoduto e conhecimento tecnológico”, defendeu.
A declaração foi feita durante visita a obras do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) no Rio de Janeiro. O chefe do Executivo argumentou que a estatal não é apenas uma empresa de petróleo, mas também de investimento em conhecimento e tecnologia. “Vamos lançar o maior programa de investimento de infraestrutura que esse país já viu”, afirmou.
Na ocasião, o presidente ressaltou a importância cultural e econômica do Rio de Janeiro para o Brasil, e anunciou que em breve deve liberar recursos para o estado, que segundo ele ‘é a cara do Brasil, para o mundo’. “Devemos apostar no Rio de Janeiro, porque tem 27 estados, mas quando você chega no mundo, esse daqui, é a cara desse país”, finalizou.
O novo PAC será lançado oficialmente nesta sexta-feira (11), pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa dos Santos, durante uma cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.