O governo federal anunciou um benefício de R$ 5.100 para famílias afetadas pelas recentes chuvas no RS. O anúncio foi feito pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, durante visita do presidente Lula (PT) à região metropolitana de Porto Alegre. O auxílio será concedido, via Pix, às famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e outros objetos durante as inundações, e será atestado pela Defesa Civil de cada município.
Estima-se que cerca de 200 mil famílias serão beneficiadas, totalizando um custo de R$ 1,2 bilhão. O procedimento será autodeclaratório, com cruzamento de dados para confirmar se a área onde a pessoa beneficiada vive foi afetada pelas inundações. Essa medida integra um pacote de apoio direto à população atingida pela catástrofe ambiental.
Além do Auxílio Reconstrução, o governo anunciou medidas para as pessoas que tiveram suas casas destruídas, incluindo a garantia de retorno das residências para as famílias de perfil de renda do Minha Casa Minha Vida 1 e 2. Entre as medidas está a compra assistida de imóveis usados e a compra direta de imóveis das construtoras. O governo também abrirá editais do Minha Casa Minha Vida para atender à demanda de déficit habitacional apresentada pelas prefeituras das famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas no RS.