Lula afirma que meta fiscal dificilmente será cumprida

Foto: Designed by Freepik

Durante um café da manhã com a imprensa, o presidente Lula afirmou que o governo, “dificilmente”, será capaz de cumprir a meta fiscal para o próximo ano. “Nós dificilmente chegaremos à meta zero, até porque não quero fazer cortes em investimentos de obras”, enfatizou.

Lula disse que reconhece o esforço e a dedicação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em querer cumprir a meta fiscal. Contudo, frisou que o objetivo não precisa ser zero. De acordo com Lula, a imposição de que a meta fiscal seja atingida é devido às exigências do mercado.

“O que eu posso dizer sobre a meta fiscal é que ela não precisa ser zero, a gente não precisa disso. Muitas vezes o mercado é ganancioso e fica cobrando uma meta que eles sabem que não vai ser cumprida”, afirmou Lula.

Lula em café da manhã com jornalistas – Foto: Ricardo Stuckert/PR

As falas de Lula repercutiram negativamente no mercado financeiro. Assim, as bolsas de valores ficaram instáveis após o discurso do presidente. Por exemplo: o dólar estava caindo até o início da tarde, porém subiu para 0,46%. Já o Ibovespa que despencou 131.301 pontos.

Leia mais! LDO pode ser votada na semana que vem, diz Danilo Forte

Economia para 2024

O presidente ainda falou sobre o cenário econômico para 2024. Segundo Lula, o panorama o preocupa por causa de dificuldades externas, que consequentemente afetaram o crescimento da China e a alta dos juros norte-americanos. Para o presidente, o importante é encontrar soluções para as dificuldades. 

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais