Indústria brasileira de defesa supera US$ 1,5 bilhão em exportações em 2021

Divulgação/Ministério da Defesa

O ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, discursou na última quarta-feira (8) no painel “Base Industrial de Defesa – Proteção, desenvolvimento e geração de empregos”, o evento fez parte da 6ª Mostra BID Brasil. Os avanços nas exportações da Base Industrial de Defesa (BID) foram destaque na apresentação. O setor superou 1,5 bilhão de dólares na comercialização de produtos para o exterior, no mês de novembro de 2021. A meta é fechar o ano com a soma de 2 bilhões de dólares em exportações.

De acordo com estudo realizado em 2021 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a participação da Base Industrial de Defesa no PIB nacional cresceu mais de 8% entre 2019 e 2020 em relação a 2018, representando, atualmente, 4,78% do PIB nacional.

A taxa de crescimento da BID superou, em 2020, a de setores tradicionais da economia brasileira, como a construção civil, a agricultura e a extração de petróleo. O setor possui 146 empresas cadastradas no Ministério da Defesa. O portfólio brasileiro é composto por aeronaves, embarcações, ferramentas cibernéticas para proteção de dados, radares, sistemas seguros de comunicação, armamentos, entre outros itens de alta tecnologia.


Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais