O presidente Lula (PT) reafirmou que pretende elevar a faixa de isenção do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) para 5 mil reais até o fim do mandato. Em café com jornalistas, nesta terça-feira (23), ele declarou que não teme a baixa avaliação do governo. De acordo com o presidente, ações do governo devem gerar efeitos na popularidade até o fim do mandato.
– Quando sai uma pesquisa no primeiro ano de mandato, é normal que a expectativa que não foi atendida gere um mau humor na sociedade. Eu não esqueci da cervejinha e da picanha. O preço da carne tem que baixar mais. Ou você abaixa o preço da comida, ou aumenta o salário – defendeu Lula.
Ampliação do imposto de renda
No dia 17 de abril, o plenário do Senado aprovou a atualização da tabela do imposto de renda no governo Lula 3. O texto eleva a isenção para quem ganha até dois salários mínimos. O senador Randolfe Rodrigues foi o relator do projeto na Casa. Portanto, quem recebe até R$ 2.259,20 por mês não precisará mais pagar o imposto de renda. Anteriormente, esse limite era de R$ 2.112,00.
O projeto aprovado também ajusta os valores da parcela com alíquota zero para isenção do imposto de renda, mas as faixas de tributação para os demais níveis de renda permanecem iguais às atuais, exceto a faixa de 7,5%, que sofreu alterações.