Imposto de Renda 2024: feriado de Corpus Christi aperta o cerco para milhões de contribuintes

O feriado de Corpus Christi trará desafios para milhões de contribuintes que ainda não entregaram o Imposto de Renda 2024. Com pontos facultativos em cidades como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, agências da Receita Federal e do INSS estarão fechadas na sexta-feira, último dia do prazo regular.

Prazo para o Imposto de Renda 2024 encerra na sexta – Foto: CFC/Reprodução

Até a manhã desta quarta-feira (29), cerca de 36 milhões de declarações já haviam sido recebidas, com 64% delas resultado em restituição do imposto. No entanto, a Receita Federal espera receber 43 milhões até o prazo final, indicando que mais de 7 milhões de contribuintes ainda precisam regularizar sua situação fiscal.

Com apenas três dias para o fim do prazo – exceto para os cidadãos do Rio Grande do Sul, que tiveram o prazo prorrogado até 31 de agosto -, quem precisa obter informes de rendimentos, documentos e comprovantes fiscais de forma presencial terá apenas até esta quarta para fazer isso.

Imposto de Renda 2024 na reta final

Sendo assim, agências do INSS e da Receita Federal não funcionarão na sexta, mesmo que algumas cidades não tenham decretado ponto facultativo no dia 31. Quem não tem conta Gov.br e precisa do informe de rendimento só terá hoje para obter os documentos necessários para a declaração.

Os postos da Receita encerram atendimento presencial quarta-feira e reabrem segunda-feira. Contribuintes que precisem de informes de rendimentos do empregador, comprovantes de gastos com saúde ou orientações devem agir rapidamente devido ao feriadão.

Por fim, o atraso na entrega da declaração do Imposto de Renda gera multa, calculada da seguinte forma:

  • Multa de 1% ao mês ou fração de atraso, sobre o valor do imposto devido na declaração, até um teto de 20%;
  • Multa mínima de R$ 165,74 (apenas para quem estava “obrigado a declarar”, mesmo sem imposto a pagar).

Postagens relacionadas

Eleições 2024: João Campos lidera intenções de voto em Recife com 75%

Padilha confia na aprovação da reforma tributária na próxima semana

Presidente argentino Javier Milei fará visita privada ao Brasil

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais