IBGE: inflação oficial tem alta de 4,52% em 2020

Tânia Rêgo/Agência Brasil

A inflação oficial em 2020 registrou alta de 4,52%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior desde 2016, quando o índice ficou em 6,29%. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi anunciado pelo instituto nessa terça-feira (12).

A alta indica que a inflação do ano ficou acima da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 4%. Entretanto, permanece dentro da margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para baixo ou para cima. Em 2019, o índice ficou em 4,31.

Segundo o IBGE, um dos maiores impactos para consumidores foi a elevação nos preços de alimentos e bebidas, de 14,09%. A alta foi um movimento global visto no ano marcado pela pandemia da COVID-19. O outro setor que mais impactou a inflação foi o de transportes. A alta foi de 1,03%.

São Luís (MA) foi a capital que registrou a maior inflação de dezembro. A cidade com o menor resultado foi Aracaju (SE).

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais