Herança: projeto isenta imposto de renda de fundos de investimento

Foto: Freepik

A Câmara dos Deputados analisa a alteração da norma tributária (Lei 8.981/95). O Projeto de Lei (PL) 2045/23 determina que o Imposto de Renda (IR) não seja retido na fonte em caso de transferência de titularidade de quotas de fundos de investimento da herança para o cônjuge meeiro ou o sucessor. Meeiro é a metade comum dos bens de um casal.

As Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania analisam o PL. A tramitação é em caráter conclusivo.

O autor da proposta, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), informou que recentemente, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região decidiu que não deve haver tal incidência na partilha de herança e ou bens. Com isso, ele defende seu texto. “A sucessão não pode ser considerada um resgate para os efeitos de cobrança tributária”, ressaltou.

Deputado Jonas Donizette – Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Leia mais! Aumento no imposto de heranças gera discussões na sociedade

Na decisão, Donizette detalhou, que por analogia do tribunal em relação a herança, o herdeiro continua nas relações patrimoniais do falecido. Dessa forma, substituindo-o ainda em relações jurídicas. “Não se pode criar, a princípio, a ficção jurídica de resgate e recompra, mas pode-se dizer que há continuidade no exercício de direitos”, avaliou.

Lei Nº 8.981/95

 

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais