Empregadores terão até quinta-feira para enviar informe de rendimentos

Os empregadores tem até, quinta-feira (29), para enviar aos funcionários o informe com os rendimentos referentes ao ano de 2023. Além disso, os bancos e as corretoras de valores também deverão disponibilizar o documento neste prazo sobre os rendimentos de aplicações financeiras. É obrigatória a disponibilização deste documento, que pode ser feita pelo correio ou por e-mail, internet ou intranet.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com os informes, os trabalhadores preencherão as informações da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2024 (IRPF). Este ano, o período de entrega das declarações do Imposto de Renda, sem multa, foi prorrogado. Nesse sentido, o novo prazo é de 15 de março a 31 de maio.

No documento terão informações sobre o total dos rendimentos tributáveis. Por exemplo: os salários; os descontos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); o 13º salário; entre outros.

Informe de rendimentos

A declaração do imposto de renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de dois salários mínimos. Pois, com a nova medida anunciada por Lula, houve elevação do limite de aplicação da alíquota zero, que passou de R$ 2.112 para R$ 2.259,20.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

De acordo com a Receita Federal, é recomendável que o contribuinte guarde os informes de rendimentos por, no mínimo, 5 anos. Conta-se a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao do processamento da declaração. Além disso, os demais documentos que comprovam as informações prestadas na declaração.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais