Deutsche Bank empresta milhões a produtores italianos com queijo parmesão como garantia

A empresa italiana produtora de queijos Ambrosi conseguiu, nesta segunda-feira (28), um empréstimo de 27,5 milhões de euros, através do banco alemão Deutsche Bank, por meio de uma garantia no mínimo curiosa: 125 mil peças de queijo parmesão.

O valor será destinada à construção de uma adega de fermentação para a produção dos queijos da Ambrosi, conforme contou um representante do banco ao jornal francês “Courrier International”, mas o acordo, apesar de excêntrico, não representa risos para o banco, dado que as peças dadas como garantia são usualmente vendidas as preços entre 550 e 740 euros.

O parmesão, segundo o jornal francês, é um “alimento relativamente padronizado e de longa duração”, o que facilita sua venda no caso de uma falência da empresa. Acordos envolvendo queijo como garantia são uma novidade para os bancos alemães, mas para os italianos não é: desde 1953 o Credito Emiliano trabalha com a prática, já tendo sido, inclusive, estudado por um artigo produzido na Harvard Business School, intitulado “Banking on cheese”.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais