O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (5) que já apresentou ao Congresso uma saída alternativa para a MP da reoneração da folha de pagamentos. Além disso, o ministro disse que se reunirá com as lideranças para apresentar os números do Orçamento de 2024. Bem como, esclarecer o panorama da manutenção da desoneração da folha.
Leia mais! A REPÚBLICA ORÇAMENTARISTA
– Se o Congresso entender que há outras alternativas a serem consideradas para a desoneração, nós vamos pra mesa ouvir. Mas nós apresentamos uma alternativa que, na minha opinião, é bastante consistente, que vem sendo desenvolvida junto ao Congresso – declarou Haddad.
Desoneração da folha não beneficia os que mais empregam
Ao contrário do que muitos falavam, os setores que mais empregam no Brasil não estão inseridos na desoneração da folha de pagamento. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, existem outros setores que mais empregam.
Leia mais! MTE: confira os valores e as datas de pagamento do abono salarial
A mostra da PNAD destacou que os sete maiores setores que empregam concentram 52,4% do total de ocupados no país. Sendo eles: comércio, exceto de veículos automotores e motocicletas (15,9 milhões); agricultura, pecuária, caça e serviços relacionados (7,9 milhões); educação (6,6 milhões); serviços domésticos (5,8 milhões); administração pública, defesa e seguridade social (5,1 milhões); atividades de atenção à saúde humana (5,1 milhões) e alimentação (4,9 milhões).