As pesquisas do instituto IPEC e Datafolha apontam que a avaliação positiva (ótimo/bom) do governo Lula (PT) é de 38%. Os dados divulgados nessa quinta-feira (7) também convergem na reprovação e no índice regular: 30%. A margem de erro dos levantamentos é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Governo Lula na pesquisa IPEC
Em relação à sondagem realizada em setembro, a avaliação positiva oscilou dois pontos para baixo. Já a avaliação negativa cresceu cinco pontos nesse mesmo período. O índice regular oscilou dois pontos para baixo.
Leia também! Lula pede metas mais ambiciosas e maior compromisso na COP 28
De acordo com o IPEC, 51% aprovam a maneira que o presidente Lula está governando o país. E 43% desaprovam. Em setembro, a aprovação era de 56%. E a desaprovação somava 39%.
O crescimento na avaliação negativa do governo está ligado à economia. Embora 39% dos entrevistados considerem que a situação econômica do país está melhor em relação há seis meses, 36% entendem que o quadro é pior. E 23% consideram igual.
Outro aspecto a ser destacado nos percentuais apresentados pela pesquisa é que o país permanece polarizado. De um lado, Lula conta com um nicho sólido de apoio na opinião pública. Porém, há um importante setor da sociedade brasileira que segue resistente ao projeto lulista.
Datafolha
Nesta pesquisa, em relação à anterior, de 14 de setembro , a avaliação positiva de Lula se manteve estável em 38%. Já a reprovação oscilou um ponto percentual, de 31% para 30%.
Leia também! OCDE: alunos que usam celulares por mais de 5 horas tem rendimento baixo
A aprovação do governo Lula é maior entre moradores do Nordeste (48%) e entre pessoas com menor escolaridade (50%). Já a reprovação é maior na região Sul do país (15%), entre os mais escolarizados (39%) e os que ganham mais de 10 salários mínimos (47%).
A pesquisa Datafolha também avalia o governo Lula em relação a ex-presidentes, sempre no primeiro ano do mandato. Na comparação com seu antecessor, Jair Bolsonaro, Lula apresenta números ligeiramente superiores.
Leia também! Mercosul: Lula volta a insistir em acordo com a União Europeia
Em 2019, de acordo com o Datafolha, Bolsonaro tinha 30% de aprovação, 36% de reprovação, e 32% dos entrevistados o consideravam regular.