Copom sinaliza novos cortes na Selic em próximas reuniões

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) sinalizou que deve promover novos cortes na taxa Selic, nas próximas reuniões do grupo. A informação consta na ata da última reunião do Copom, nos dias 30 e 31 de janeiro, quando o Comitê optou por cortar 0,5 p.p. da Selic. Atualmente, a Selic é de 11,25% ao ano.

Segundo o documento divulgado, nesta terça-feira (6), caso o cenário de ancoragem das expectativas de inflação se mantenha, – os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões -.

Leia mais! COPOM SE REÚNE NESTA TERÇA-FEIRA PARA DEFINIR SELIC

– A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento, expectativas de inflação com reancoragem apenas parcial e um cenário global desafiador, demanda serenidade e moderação na condução da política monetária. O Comitê reforça a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas – explica um trecho da nota.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

Leia mais! SELIC: VEJA O CALENDÁRIO DAS REUNIÕES DO COPOM EM 2024

Copom

O Copom se reúne a cada 45 dias para definir a taxa Selic. Nesse sentido, no primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial. Além disso, o comportamento do mercado financeiro. Já no segundo, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a taxa de juros.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais