Brasil produz 4,666 milhões de barris de óleo por dia

Foto: Saulo Cruz/MME

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou que o Brasil atingiu recorde na produção de óleo e gás no mês de setembro. Dessa forma, o país extrai 4,666 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

Já a produção de petróleo foi de 3,672 milhões de barris por dia. Com isso, aumentou 6,1% na comparação com o mês anterior e 16,7% em relação a setembro de 2022. A maior produção registrada anteriormente tinha sido em julho de 2023, com 3,513 milhões diários.

A produção de gás natural em setembro foi de 157,99 milhões de metros cúbicos por dia. O que acarretou em um acréscimo de 6,9% em relação ao mês anterior. Na comparação com setembro do ano passado, o aumento foi de 10,4%. O recorde anterior tinha sido em julho de 2023 (154,076 milhões).

Leia mais! Efeito estufa: esforço do Brasil na mitigação de gases é insuficiente

Gás natural – Foto: Agência Petrobras

A extração dos combustíveis em poços marítimos produziram 97,6% do petróleo, bem como 87,2% do gás natural. Já nos campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio, o total produzido foi de 89,02%. Já os campos exclusivo da estatal a produção nacional foi de 24,4%.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, o Brasil ocupa a nona posição de maior produtor de petróleo do mundo. Diante disso, é o primeiro da América Latina. Os três primeiros países que ocupam o ranking são: Estados Unidos, Rússia e Arábia Saudita.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais