Brasil e Japão assinam acordos para impulsionar agricultura e segurança cibernética

O Brasil e o Japão firmaram uma série de acordos em áreas estratégicas. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável dos dois países. As cerimônias ocorreram no Palácio do Planalto com a presença do presidente Lula (PT) e do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida.

Brasil e Japão assinam parceria para recuperação de áreas degradadas – Foto: Antonio Cruz / Agência Cruz

O destaque foi a assinatura de um memorando entre os ministérios da Agricultura e Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, a Embrapa e a Agência de Cooperação Internacional do Japão. O acordo com o o país asiático auxiliará o Brasil na recuperação de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas nos próximos dez anos.

 Assim, o país asiático se torna o primeiro país a colaborar com o programa brasileiro de conversão de pastagens.

Demais acordos com o Japão

Além disso, foi assinado um memorando entre o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. O acordo prevê o intercâmbio de boas práticas, o desenvolvimento de estratégias nacionais para combater o cibercrime, além de resposta a incidentes no espaço cibernético.

Ao mesmo tempo, a Apex Brasil e a Organização para o Comércio Exterior do Japão (JETRO) firmaram um acordo para promover investimentos, com foco em áreas como tecnologia e infraestrutura. O objetivo é impulsionar a cooperação empresarial entre os dois países e gerar novas oportunidades de negócios.

Por fim, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil e o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão anunciaram a assinatura de um acordo sobre cocriação industrial. A iniciativa visa estimular a colaboração entre empresas brasileiras e japonesas para o desenvolvimento de produtos e serviços, com foco na cadeia de valor global.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais