Brasil e Egito fortalecem relações comerciais para exportação de carnes 

O Brasil conquistou um importante avanço nas relações comerciais com o Egito. Nesta semana, o governo brasileiro obteve o “Protocolo de Equivalência dos Sistemas de Inspeção de Carnes”. Conhecido popularmente como “pre-listing”, uma medida que promete facilitar a exportação brasileira de carnes bovina, suína e de aves para o Egito.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A formalização da pré-listagem vem sendo realizada pelo embaixador do Brasil no Cairo, Paulino Franco de Carvalho Neto e pelo adido agrícola Rafael Mohana. Além disso, pelo ministro de Estado da Agricultura e Recuperação de Terras do Egito, Mohamed Sayed El-Quseir.

Leia mais! AGRONEGÓCIO É RESPONSÁVEL POR 49% DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS EM 2023

Em 2023, o Brasil exportou para o Egito mais de US$ 1,7 bilhão de dólares em produtos. Dos quais US$ 384 milhões, correspondentes a 22%, foram em carnes, totalizando mais de 130 mil toneladas exportadas. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa), esse resultado é fruto da estreita coordenação entre a pasta e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Foto: Freepik

Exportação de carnes

Em novembro do ano passado, na última missão ao Cairo da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), do Mapa, foi possível avançar na conquista deste protocolo. Além disso, na oportunidade, foi anunciada a abertura do mercado de pescados e derivados.

Leia mais! PORTO DE SANTOS É RESPONSÁVEL POR 30% DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS, AFIRMA SILVIO COSTA FILHO

– O ‘pre-listing’ reflete o alto grau de confiança no controle sanitário brasileiro, especialmente no Serviço de Inspeção Federal (SIF). Além disso, é reconhecida por mais de 150 países importadores. O Egito, um dos seis maiores importadores mundiais de carne bovina do Brasil, e líder na importação de carne de aves do nosso país, demonstra a força e o potencial de crescimento das relações comerciais estabelecidas – afirmou o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa.

 

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais