Em 2023, de janeiro a outubro, o Brasil recebeu autorização para iniciar a exportação de produtos agropecuários para 57 novos mercados. O setor passa por fiscalização para conseguir as autorizações sanitárias de cada país, o que requer negociações internacionais.
Os mercados com maior potencial são a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e República Dominicana. O algodão brasileiro também passa a ser comercializado no Egito, assim como, no Chile, é possível encontrar frutos de mamão “papaya” brasileiros.
Para o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, a ampliação da participação de produtos agropecuários brasileiros no comércio internacional beneficia a todos. “As diferentes cadeias agropecuárias podem se beneficiar dos novos acessos, os quais se convertem em desenvolvimento com sustentabilidade para todos os envolvidos. E ainda geração de renda e riqueza para o Brasil e o setor”, comentou.
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Além da expansão dos mercados, outro destaque na área de comércio internacional foi a suspensão do embargo à exportação de carne bovina brasileira para a China, após a confirmação de um caso da doença conhecida como “vaca louca”.
Confira aqui a balança comercial do Brasil e as estatísticas e de comércio exterior.