Brasil amplia exportação de produtos agro para 57 novos mercados

Foto: Chuttersnap/Unsplash

Em 2023, de janeiro a outubro, o Brasil recebeu autorização para iniciar a exportação de produtos agropecuários para 57 novos mercados. O setor passa por fiscalização para conseguir as autorizações sanitárias de cada país, o que requer negociações internacionais.

Os mercados com maior potencial são a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e República Dominicana. O algodão brasileiro também passa a ser comercializado no Egito, assim como, no Chile, é possível encontrar frutos de mamão “papaya” brasileiros. 

Brasil conquista 57 novos mercados para a exportação de produtos agropecuários. Infográfico: Divulgação/Mapa

Para o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, a ampliação da participação de produtos agropecuários brasileiros no comércio internacional beneficia a todos. “As diferentes cadeias agropecuárias podem se beneficiar dos novos acessos, os quais se convertem em desenvolvimento com sustentabilidade para todos os envolvidos. E ainda geração de renda e riqueza para o Brasil e o setor”, comentou.    

Leia também! Exportações do agronegócio somam US$13,38 bilhões em outubro

Além da expansão dos mercados, outro destaque na área de comércio internacional foi a suspensão do embargo à exportação de carne bovina brasileira para a China, após a confirmação de um caso da doença conhecida como “vaca louca”. 

Confira aqui a balança comercial do Brasil e as estatísticas e de comércio exterior.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais