Boletim Focus: mercado eleva previsão do PIB para 2,92% e volta a reduzir inflação

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Boletim Focus publicado pelo Banco Central nesta segunda-feira (11) informa uma previsão de 2,92% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2023, um aumento de 0,08% em relação à semana anterior. Além disso, após elevação no último relatório, os agentes do mercado voltaram a reduzir a projeção da inflação em 0,03%, com previsão do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fechar o ano em 4,51%. 

Leia também! Bilionários ficaram mais ricos em 2023

A revisão do crescimento da economia ocorre após a divulgação dos resultados do PIB no terceiro trimestre, que obteve um avanço de 0,1%. O mercado projetava retração de 0,3%. 

Ajuste na projeção do PIB ocorre após divulgação de resultado do 3º trimestre. Foto: Freepik

A projeção da inflação neste Boletim Focus sofreu um leve ajuste de 4,54% para 4,51%, aproximando-se ligeiramente do centro da meta inflacionária de 3,25% para 2023. O teto da meta vai até 4,75%.

Se o valor se manter abaixo desse limite, esta será a primeira vez desde 2020 que o país não estoura a meta inflacionária do ano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, nesta terça-feira (11), o resultado da inflação no mês de novembro. 

Leia também! Mercosul: Brasil mantém esperança de acordo com UE até fevereiro

A previsão da taxa de juros se mantém em 11,75¨%, meio ponto percentual abaixo dos atuais 12,25%. Nesta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne para decidir sobre os juros. A autoridade monetária deve reduzir em mais meio ponto percentual a Selic, chegando aos 11,75% esperados pelo mercado. 

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais