Banco Central: atividade econômica tem queda em agosto

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

O Banco Central (BC) divulgou, nesta sexta-feira (20), que a atividade econômica brasileira registrou redução de 0,77% em agosto em relação ao mês anterior. De acordo com dados dessazonalizados, ajustados para o período, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) atingiu 152,04 pontos. 

Supermercado – Foto: Helio Montferre/Ipea

Na comparação com o mesmo mês de 2022, houve crescimento de 1,28%, sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais. Já no acumulado em 12 meses, o indicador também ficou positivo (2,82%).

Leia mais! Atividade econômica desacelera e cresce 0,43% no 2º trimestre

O IBC-Br avalia a evolução da atividade econômica do país e ajuda, além de auxiliar o BC a tomar decisões sobre a Selic. Atualmente, ela está definida em 12,75% ao ano. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia, como o volume de impostos, a indústria, o comércio e os serviços, bem como a agropecuária.

Banco Central prevê inflação dentro da meta

Pela primeira vez no ano, a projeção de inflação do Boletim Focus está dentro da meta para 2023. A previsão do mercado é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano em 4,75%.

A projeção, desta segunda-feira (16), é inferior em 0,11% em relação ao índice da semana anterior. O valor de 4,75% é exatamente o teto da meta de 3,25%, que permite variação de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Roberto Campos Neto – Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Se a inflação encerrar o ano dentro da margem, o que não ocorre desde 2020, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, fica isento de se justificar em carta aberta ao Ministério da Fazenda sobre os motivos da meta não ser alcançada.

Postagens relacionadas

Governo anuncia “tesourada” de R$ 15 bilhões; entenda

Desenrola Pequenos Negócios renegocia R$ 2,48 bi em dívidas

Petrobras anuncia aumento no preço da gasolina e no gás de cozinha

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais