Área reservada à agropecuária no país cresceu 50% em 37 anos, mostra MapBiomas

Foto: Freepik

Nesta sexta-feira (6), o Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas) mostrou que no período de 1985 a 2022, a área reservada à agropecuária no Brasil cresceu 50%. Portanto, ocupando 95,1 milhões de hectares. Para se ter uma ideia, a área equivale a 10,6% do território nacional e é maior que a do estado de Mato Grosso.  

O levantamento também aponta que quase 64% da expansão da agropecuária no país deriva do desmatamento para pastagem. Já o desmatamento feito como etapa de preparo da terra para a agricultura corresponde a 10% da expansão, equivalente a 10 milhões de hectares. Já 26% da ampliação da atividade agrícola abrange terras que já passaram por um processo de transformação devido à ação do ser humano.

Em 1985, a agropecuária ocupava 22% do território do Brasil, ou 187,3 milhões de hectares. Quase quatro décadas depois, constata-se que a proporção cresceu para 282,5 milhões de hectares. Desse total, 58% são de pastagens, que tiveram um crescimento de mais de 60% entre 1985 (103 milhões de hectares) e 2022 (164,3 milhões de hectares).

Foto: Freepik

De acordo com o MapBiomas, o aumento da área que serve ao cultivo agrícola foi de 41,9 milhões de hectares. O espaço utilizado passou de 19,1 milhões de hectares para 61 milhões de hectares. 

Dois tipos de lavoura respondem por praticamente todo o movimento de expansão (96%), sendo o cultivo de grãos, de milho e de cana. Em 1985, os dois tipos de cultivo ocupavam 18,3 milhões de hectares e, em 2022, sua área equivalia a 7% do território nacional, ou 58,7 milhões de hectares.

Leia mais! Nova relação entre o Planalto e o BC? – Análise

O coordenador do MapBiomas, Tasso Azevedo, informou que “a soja, o milho, a cana-de-açúcar são as três culturas com maior área, no Brasil. Existe também uma demanda muito importante para o arroz. A área dessas culturas reflete a demanda que você tem para as condições de produção no país. No caso da soja, o principal destino é a alimentação animal e, no caso da cana, o setor de energia”.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais