A inflação no mundo inteiro está caindo, diz Campos Neto

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participou do Fórum de Brasília, evento promovido pela Arko. Durante o painel “Cenário econômico de 2024”, Campos Neto disse que “a inflação no mundo inteiro está caindo!”

Campos Neto também informou que, recentemente, a inflação segue a trajetória esperada de desinflação, com uma composição benigna. Além disso, a desaceleração contou com o apoio de serviços. “A atividade econômica tem mostrado resiliência, com surpresas positivas no PIB. A estimativa de mercado do produto potencial permanece próxima de 2%”, complementou.

Com a queda na inflação, Campos entende que “o consumo foi resiliente no primeiro semestre, sustentado pela renda do trabalho e de transferência, bem como na queda do preço de alimentos”. Diante disso, a confiança de consumo aumenta.

Leia também! Câmara promove seminário sobre internet no Brasil

Na oportunidade, o presidente do BC também mostrou dados do FMI, que dizem que o Brasil possui carga tributária, dívida e gastos elevados em comparação com outros países.

Leia também! Reforma tributária: objetivo é aprovar o texto como veio do Senado, afirma Saullo Vianna

Campos Neto fala sobre blocos fundamentais

Roberto Campos Neto mostrou dados do FMI  – Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Os quatros blocos fundamentais para o Banco Central, de acordo com ele, são o pix, open financie, internacionalização da moeda, bem como o Drex (moeda digital do BC). Conforme Campos Neto, os objetivos desses processos são maior inclusão, menor custo de intermediação, mais competição, maior eficiência no controle de riscos, monetização de dados, entre outros.

 

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais