45,1% multinacionais brasileiras aumentaram investimentos no exterior desde 2021, mostra Fundação Dom Cabral

Foto: Ricardo Botelho/Minfra

O levantamento “Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, da Fundação Dom Cabral (FDC), mostra que 45,1% das empresas brasileiras que atuam no exterior aumentaram os investimentos no mercado externo nos últimos dois anos. Já 38,2% mantiveram no mesmo patamar e 16,8% reduziram.

A pesquisa, divulgada nessa terça-feira (12), ouviu 237 empresas brasileiras internacionais, principalmente as que atuam com exportação ou que têm subsidiárias no exterior. A maior parte é do ramo do comércio (16,5%), seguido de fabricação de máquinas e equipamentos (10,2%), e fabricação de produtos químicos (7,1%).

Segundo o levantamento, 54,6% das empresas ouvidas disseram que os resultados financeiros no exterior melhoraram nos últimos dois anos; 27%, que se mantiveram estáveis, e 18,3%, que reduziram.

O estudo contou com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do governo federal.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais