O ex-presidente Donald Trump afirmou no último sábado (25), que os Estados Unidos precisam assumir a posição de “líder” mundial no mercado de criptomoedas e mudar as regulações da área no país. A fala ocorre em meio a um esforço do político em se aproximar de investidores e empresas do setor.
Trump fez as declarações por meio de uma publicação na sua rede social, Truth Social, e em um discurso na convenção do Partido Libertário. No post, o político afirma que está “muito positivo e com a mente aberta sobre as empresas de cripto e todas as coisas relacionadas a esta indústria nova e em expansão. Nosso país deve ser o líder nessa área, não existe ficar em segundo lugar”.
Além disso, Trump ainda fez críticas ao atual presidente do Estados Unidos, Joe Bide, e que deve concorrer contra ele para o cargo no final do ano.
— Biden é o pior presidente da história do nosso país e quer uma morte lenta e dolorosa para o mercado de criptomoedas, o que nunca vai acontecer comigo — escreveu Trump.
Agora, durante discurso, o ex-presidente defendeu que a auto custódia (desregularização) de ativos digitais seja permitida por lei nos EUA. Além disso, prometeu nunca permitir a criação de uma moeda digital de banco central.
— Eu vou garantir que o futuro de cripto e do bitcoin seja feito nos Estados Unidos, e não liderado no exterior — disse.
Trump e o recente “amor” às criptomoedas
As recentes declarações de Donald Trump sinalizam uma tentativa do ex-presidente em se alinhar com o pujante mercado das moedas digitais. Na última quarta-feira (22), o político anunciou que aceitará doações para sua campanha em criptomoedas. Anteriormente, ele chegou a elogiar o “bitcoin”, afirmando que a mesma “ganhou vida própria”.
Porém, essas falas marcam uma virada de postura em relação ao seu período na presidência do país norte-americano (2016-2020). Na época, Trump era cético sobre criptomoedas, chamando-as de “golpe” e ordenando a Steve Mnuchin, Secretário do Tesouro, a “perseguir o bitcoin”. Apesar disso, durante seu governo, não chegou a de fato regulamentar o setor.
Analistas veem a mudança de Trump como uma estratégia para atrair o eleitorado pró-cripto, especialmente onde muitos investidores percebem o Partido Democrata como adversário. Além disso, há um grande potencial de doações de empresas do mercado cripto, que buscam apoiar candidatos favoráveis ao segmento.