Receita Federal alerta MEIs sobre sites falsos de emissão de documentos

A Receita Federal emitiu um alerta nesta terça-feira (30) sobre a existência de sites falsos que alegam gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para Microempreendedores Individuais (MEIs). O DAS é uma guia obrigatória que os MEIs devem pagar mensalmente, até o dia 20, e pode ser emitido diretamente no Portal do Simples Nacional, através do Programa Gerador do DASMEI (PGMEI), ou pelo aplicativo MEI.

Golpistas têm utilizado sites fraudulentos para direcionar os usuários para falsos programas geradores de documentos – Foto: Design by Freepik

Segundo o alerta, golpistas estão utilizando sites fraudulentos para direcionar os usuários a programas falsos de geração de documentos, resultando em prejuízos financeiros significativos para os microempreendedores. A Receita Federal orienta os MEIs a verificarem sempre o endereço eletrônico do portal utilizado, que deve conter o domínio receita.fazenda.gov.br.

O link oficial para emissão do DAS é:

https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes/atspo/pgmei.app/identificacao

A Receita Federal recomenda que os empreendedores utilizem os canais de atendimento oficiais para esclarecer dúvidas e confirmar a autenticidade dos serviços. Além disso, é importante denunciar suspeitas de fraude para ajudar na investigação e coibição dessas práticas criminosas.

Outro golpe comum é a criação de páginas falsas para abrir MEIs. Os usuários acreditam que precisam pagar uma taxa, mas o serviço é gratuito. Os golpistas também entram em contato com MEIs oferecendo empréstimos tentadores e condições facilitadas para renegociação de dívidas.

Para evitar golpes, não clique em links de canais não oficiais. Sempre verifique a autenticidade das informações nos canais da Receita Federal.

A Receita afirmou estar tomando medidas cabíveis para investigar e coibir a disseminação desses sites fraudulentos, protegendo assim os cidadãos e coibindo essas práticas criminosas.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais