Pronampe pode se tornar permanente para impulsionar pequenos negócios

Na próxima terça-feira (4), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado se reúne para analisar projetos de lei que podem ir direto para a Câmara dos Deputados, se aprovados. Entre esses textos em pauta, está um que visa tornar permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) surgiu durante pandemia, em 2020 – Foto: Design by Freepik

Idealizado em 2020 para auxiliar pequenos negócios durante a pandemia da Covid-19, o programa oferece linhas de crédito com condições facilitadas. No entanto, a lei que rege o Pronampe prevê o fim do Fundo Garantidor de Operações (FGO) em 2025, utilizado como garantia nas operações.

A proposta em análise extingue a data-limite e torna o Pronampe uma política pública permanente de apoio. Isso significa que micro e pequenos empresários teriam acesso contínuo a linhas de crédito com condições vantajosas, sem o risco de o programa ser descontinuado.

Importância do Pronampe

Por fim, o senador Laércio Oliveira (PP-SE) destaca a importância de um tratamento diferenciado para o segmento devido às restrições estruturais no acesso ao crédito.

— Sobre o aspecto econômico e financeiro, é relevante garantir tratamento diferenciado aos pequenos negócios porque, no Brasil, o acesso ao crédito apresenta restrições estruturais. Consequentemente, sem políticas públicas creditícias como o Pronampe, muitos micros e pequenos empresários não teriam acesso a crédito e, provavelmente, muitos teriam dificuldade em garantir o crescimento de seus negócios por não terem capital próprio suficiente — afirma o senador, durante comissão.

Postagens relacionadas

Eleições 2024: João Campos lidera intenções de voto em Recife com 75%

Padilha confia na aprovação da reforma tributária na próxima semana

Presidente argentino Javier Milei fará visita privada ao Brasil

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais