Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, marca para quarta-feira votação da PEC da Transição

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou na noite deste domingo a pauta de votação da semana com a previsão de análise da PEC da Transição na quarta-feira (7). Com a decisão, a expectativa é que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (União-AP), inicie a discussão do tema amanhã para que ele seja votado na manhã do dia seguinte.

Na pauta divulgada pela Presidência do Senado, é citado que a matéria está pendente de deliberação da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Um dos cotados para a relatoria é Alexandre Silveira (PSD-MG), aliado de Pacheco. Integrantes dos partidos da base do governo de Jair Bolsonaro sinalizaram que podem pedir vista na CCJ, o que provocaria mais tempo para votação.

Na sexta-feira, o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes, afirmou que há divergências dentro da base aliada a respeito da duração do texto: dois ou quatro anos. A principal preocupação é a respeito do que será preciso fazer do lado da arrecadação para compensar os novos gastos e, assim, evitar uma dinâmica explosiva da dívida e que o país piore, conforme avaliação de agentes do mercado.

Reeleição de Rodrigo Pacheco

Em articulação para manter Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à frente do Senado por mais dois anos, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, foi o primeiro a endossar a permanência de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara. Com esse movimento, Kassab procurou desestimular o PP a apresentar um nome para disputar a principal cadeira da Mesa Diretora do Senado.

A iniciativa de Kassab foi determinante para que Lira e Pacheco tenham favoritismo, segundo avaliações de políticos, na disputa pela reeleição para o comando da Câmara e do Senado. O PL, estimulado pelo seu dirigente nacional, Valdemar Costa Neto, tenta emplacar o senador de primeito mandato, Rogério Marinho (RN), ex-ministro do Desenvolvimento Regional na administração Bolsonaro.

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Oposição apresenta a Pacheco pedido de impeachment de Moraes

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais