A Cosan, através da operadora Rumo, colocou em operação definitiva, na terça-feira passada, mais um trecho da Ferrovia Norte-Sul, no sentido norte. Os trens já estavam circulando em fase de testes nesses 200 quilômetros que ligam, em Goiás, o terminal de São Simão a Rio Verde, onde será inaugurado um terminal multimodal para escoamento de produtos agrícolas e recebimento de fertilizantes.
Desde que venceu o leilão de concessão da ferrovia entre Estrela D’Oeste (SP) e o terminal de Porto Nacional (TO), em março de 2019, a Cosan já colocou em operação 372 quilômetros da ferrovia. Faltam 300 quilômetros para que os trens possam chegar ao terminal de Anápolis (GO), a partir do qual a ferrovia já se encontra em operação até o porto de Itaqui (MA).
O trecho arrematado pela Rumo totaliza 1.537 quilômetros, que formam a Malha Central. A empresa investiu R$ 400 milhões para deixá-lo em condições de uso. A partir de agora, a Malha terá capacidade para mais 11 milhões de toneladas de grãos por ano, recebendo carga do sul de Goiás e do leste de Mato Grosso.
Quando entrar em operação a parte entre Rio Verde e Anápolis, a Rumo poderá operar trens transportando contêineres entre os portos de Santos (SP) e de Itaqui, utilizando as malhas operadas pela VLI e pela Vale (EFC). Planejado para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário nacional, o projeto da Norte-Sul deverá ter 4.155 quilômetros, ligando os portos do norte do país até o porto de Rio Grande/RS.
O Ministério da Infraestrutura prepara-se para iniciar negociações com a Cosan a fim de antecipar a renovação do contrato relativo à Malha Sul (a partir de Estrela D’Oeste, em direção ao Rio Grande do Sul), que terá interseção com a Ferroeste, no Paraná, dando acesso ao porto de Paranaguá e a uma provável ligação com o litoral catarinense.