IBGE abre concurso para contratar novos funcionários para o censo/2022

Foto: Divulgação/IBGE

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu novo concurso para contratar 6.765 vagas, sendo 6.514 delas para recenseador, 45 vagas de agente censitário municipal e 206 vagas de agente censitário supervisor.

As novas vagas são para trabalhar temporariamente na coleta de dados em vários estados. São mais de mil cidades dos estados de Alagoas, Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Tocantins, Amazonas e Pará com vagas abertas.

O IBGE vem tendo dificuldade em conseguir montar equipes para realização do censo. Muitos recenseadores estão desistindo de atuar e novas seleções são promovidas.

Após dois anos de atraso, o começou há 29 dias o censo 2022 começou há 30 dias e vem registrando contratempos na coleta de dados. Recenseadores têm relatado dificuldades para serem atendidos pelos moradores, tentativas de estupro, agressões verbais e físicas, roubos de equipamentos e bens pessoais e atrasos nos pagamentos da remuneração.

São 6.514 vagas para recenseadores, função que exige ensino fundamental completo. A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

A jornada de trabalho recomendável para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. Como a remuneração é por produção, o Recenseador pode atuar em jornada de até 50h semanais, aumentando assim seus rendimentos.

A previsão de duração dos contratos é de até três meses, mas pode ser prorrogada, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais