Crise das Americanas chega à Câmara e deputados se mobilizam em defesa dos trabalhadores

A crise deflagrada nas Lojas Americanas repercute no Congresso, que retomou os trabalhos legislativos na quarta-feira (1).  As centrais se mobilizam junto ao governo e aos parlamentares de modo a preservar os empregos na empresa, que têm mais de 44 mil trabalhadores, além de centenas de  na rede de fornecedores.

As maiores centrais sindicais divulgaram comunicado conjunto no início da semana defendendo a participação direta do Ministério do Trabalho no processo de recuperação judicial da empresa, ocorrido após a revelação no início do mês de pelo menos R$ 20 bilhões em problemas contábeis.

Um grupo de deputados articula a apresentação de projetos no sentido de salvaguardar a situação dos empregados da empresa. O deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), que é presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, já participou de reunião com dirigentes sindicais e representantes da empresa e prevê uma intensa negociação nos próximos dias (aqui).

Ele destacou que as centrais sindicais estão unidas em defesa dos trabalhadores. E comentou a participação da empresa na reunião: “Participou uma pessoa que é responsável pelas relações sindicais das Lojas Americanas e nos tranquilizou que, até o momento, não foi feita nenhuma demissão”, disse.

Segundo o deputado,“os salários estão sendo pagos em dia e também os recolhimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As pessoas que tinham férias previstas estão tirando e recebendo os seus direitos, o um terço. O que nos preocupa é daqui para a frente”, explicou.

Luiz Carlos Motta afirmou que pretende apresentar projeto de lei para aperfeiçoar a participação dos sindicatos nos processos de recuperação judicial. “Para que nestas recuperações judiciais e nas falências, a gente tenha uma maior participação dos sindicatos que representam os trabalhadores. Para que nesses momentos possamos garantir principalmente e primeiramente o direito dos trabalhadores”, disse.

O deputado afirmou ainda que vai acompanhar a investida de bancos credores contra os principais investidores das Lojas Americanas. Motta deve se reunir também com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para tratar da situação dos trabalhadores.

André Fufuca (PP-MA) reúne assinaturas para protocolar um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação que levou a empresa à crise atual.

 

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais