Bancada do PT na Câmara escolhe líderes para os quatro anos do mandato de Lula

A bancada do PT na Câmara escolheu os líderes do partido durante os quatro anos de mandato de Lula. Nesta quinta-feira, foi definido que o deputado Zeca Dirceu (PR) assume a liderança do partido na Casa neste ano. A decisão se deu em meio a disputa interna do partido.

Uma ala minoritária, que compõe o grupo Resistência, tentava emplacar o deputado Lindbergh Farias (RJ) para a função. A escolha do novo líder se deu por unanimidade, após acordo entre as duas alas da bancada. Zeca Dirceu é filho do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, um dos homens fortes do PT durante o primeiro governo de Lula.

Hoje, perdeu influência e segue sem cargo. A decisão da bancada do PT reforça o grupo Construindo um Novo Brasil (CNB), ala majoritária no partido. O objetivo, segundo parlamentares, foi dar uma maior margem para o CNB negociar espaço na Mesa Diretora em 2025.

No ano que vem, a liderança ficará com o deputado Odair Cunha (MG). Lindbergh Farias (RJ) ficará na função em 2025 e Pedro Uczai (SC), em 2026. A deputada Maria do Rosário (RS) ficará com o cargo que o PT tiver na Mesa Diretora que será definida em fevereiro.

Após a reunião para definir nomes da futura liderança, o deputado que foi o líder do PT na Câmara em 2022, Reginaldo Lopes (MG), disse que o acordo ajudou a preservar a unidade do partido.

 

Pedido de perdão

Preso desde o dia 12 de dezembro por incitar atos antidemocráticos, José Serere Xavante, diz que se arrependeu de ter levantado suspeitas infundadas contra as eleições e pediu perdão ao presidente Lula e ao ministro do STF, Alexandre de Moraes.

O pedido consta de carta aberta divulgada ontem, na qual ele diz que “cometeu um equívoco ao defender a tese de que haveria fraude nas urnas eletrônicas” e que “não há nenhum indício concreto que aponte para o risco de distorção” nas eleições.

“Defendi a tese da suposta fraude, com base em informações erradas, que me foram fornecidas por terceiros, que agora olhando para trás vejo que estavam inteiramente desvinculadas da realidade”, afirmou.

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais