O ministro do STF, Alexandre de Moraes, suspendeu temporariamente as autorizações de porte e transporte de armas de fogo e de munições em todo o território do Distrito Federal. A proibição vale a partir das 18h de hoje, quarta-feira, até 02 de janeiro (segunda-feira da próxima semana).
A decisão do ministro foi tomada em decorrência de pedido da equipe de transição do governo Lula. O objetivo é aumentar a segurança para a cerimônia de posse do novo presidente neste domingo, 01 de janeiro.
Conforme a decisão do ministro do STF, quem desrespeitar a determinação nesse período deverá ser autuado em flagrante por porte ilegal de arma. A decisão do ministro abrange colecionadores, atiradores e caçadores, os chamados Cac’s.
Comandante do Exército
A edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (28) publicou ato do presidente Jair Bolsonaro nomeando o general Júlio Desar de Arruda como comandante interino do Exército. A posse deve ocorrer nesta sexta-feira (30).
Arruda foi escolhido para o comando da Força Terrestre pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sua nomeação definitiva para o cargo deve ser assinada só depois da posse de Lula, no domingo (1º).
Também na edição desta quarta do Diário Oficial o presidente Jair Bolsonaro exonerou, sob a justificativa de necessidade do serviço, o futuro comandante da Marinha, almirante de esquadra Marco Sampaio Olsen, do cargo de comandante de Operações Navais.
O futuro comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Kanitz deve assumir o comando na segunda-feira (2 de janeiro), de acordo com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. A posse de Olsen deve ser no dia 5 de janeiro.