2ª onda COVID reduz nossa previsão de crescimento

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com a Global Source Partners, a produção industrial aumentou 4,4% ao ano em maio, um aumento de 0,5 pps em relação a abril, comparável ao nível pré-pandêmico, e caiu apenas 1,5 pps em relação ao quarto trimestre de 2019. O investimento aumentou 3,9% ao ano e 3,1 pontos a partir de abril , queda de 1,5 pontos em relação ao quarto trimestre. O investimento do governo é a principal força que eleva o crescimento geral do investimento.

A demanda de consumo continuou a se recuperar em maio. As vendas no varejo de bens de consumo social caíram -2,8% a / a, um aumento de 4,7 pp em relação a abril. A pandemia global não mostra sinais de diminuir e está impactando fortemente o comércio. Em maio, as exportações aumentaram 1,4% a / a, queda de 6,8 pp em relação a abril, enquanto as importações caíram -12,7% a / a.

Todos os preços estão caindo, criando condições para futura expansão monetária. O IPC subiu 2,4% a / a, uma queda de 3 pp em relação a janeiro, impulsionado principalmente pelos preços dos alimentos. Os preços ao produtor caíram ainda mais. O índice de preços à saída da fábrica de produtos industriais diminuiu -3,7% a / a, e o PPI caiu -5% a / a, uma queda de 0,6 e 12 pps, respectivamente, em abril.

A política monetária está em expansão. Todos os principais indicadores financeiros mostram tendências ascendentes. No final de maio, o M2 subiu 11,1% a / a, e o M1 6,8% a / a, 2,3 e 2 pps a partir do final de fevereiro.

Em 12 de junho, Pequim relatou seu primeiro caso local de coronavírus, depois de mais de 50 dias com zero novos casos transmitidos localmente. Um total de 236 novos casos confirmados foi registrado pela redação deste relatório. Embora esses números pareçam insignificantes, muitas evidências mostram que o COVID-19 pode estar entrando em uma segunda fase. Isso aumentou significativamente os sentimentos de incerteza do público e do investidor. Nossos próprios dados de pesquisa mostram que 30% da população chinesa acredita que esse vírus persistirá por muito tempo. Considerando o agravamento da situação global, estamos revisando para baixo nossa previsão de crescimento do PIB para 1,4%, o que está abaixo de outras previsões importantes, como a do FMI.

Fonte: Global Source Partners

Postagens relacionadas

Bolsa Família vai exigir vacinação de criança para pagar o benefício, avisa Lula

Média diária de mortes por Covid está em queda no país; houve registro 83 casos na terça

ANTT revoga atos normativos do período emergencial da COVID-19

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais