O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou a sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado por Lula para a vaga ao STF para o dia 21, próxima quarta-feira.
O relator da mensagem sobre a escolha do presidente será o vice-presidente da Casa, senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB). Cabe à CCJ sabatinar o indicado e votar o parecer do relator, que se posiciona contra ou a favor da nomeação.
Durante a sabatina, o advogado terá de responder perguntas de todos os senadores. Na sequência, os membros do colegiado votam a indicação, que será levada ao plenário para deliberação de todos os senadores. A senadora Damares Alves (Rep. DF) anunciou publicamente que votará contra a indicação de Lula.
Os dois ministros indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao STF, André Mendonça e Kassio Nunes Marques, têm ajudado a pavimentar, nos bastidores, o caminho do advogado pessoal de Lula, Cristiano Zanin, rumo à Corte.
André Mendonça vem atuando para convencer deputados e senadores do segmento evangélico a dar uma chance ao nome escolhido pelo atual presidente, enquanto Nunes Marques busca reduzir a resistência a Zanin junto à bancada bolsonarista.
O aceno da dupla a Zanin ocorre desde o dia em que Lula o indicou. Ao ser questionado, na ocasião, sobre como via uma possível nomeação do advogado, Nunes Marques caracterizou a escolha do presidente como “ótima”.