As comissões de Finanças e Tributação; e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados promovem audiência pública conjunta nesta quarta-feira (26) sobre a exploração de minério de lítio no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
“O lítio é reconhecido mundialmente como um dos elementos mais importantes
para as alternativas energéticas aos combustíveis fósseis, pois é a principal matéria-prima para produção de baterias e veículos elétricos”, explica o deputado Paulo Guedes (PT-MG), que pediu a realização da audiência. Ele ressalta ainda que o mineral, conhecido como “petróleo branco”, também é importante para a indústria farmacêutica.
Segundo dados de 2021 do Serviço Geológico dos Estados Unidos, citados pelo deputado, o Brasil possui a sétima maior reserva de lítio conhecida no mundo, e 85% dessas reservas estão localizadas no Vale do Jequitinhonha.
Além de discutir a importância econômica da exploração do lítio, Paulo Guedes alerta que é preciso avaliar os impactos que a mineração pode acarretar na região e quais seriam as medidas compensatórias e ações mitigadoras necessárias para reduzir eventuais danos ambientais.
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
– o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa;
– o diretor-substituto do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Paulo Fernando Almeida Braga; e
– o vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Gomes de Moraes.
O debate será realizado no plenário 4, a partir das 9 horas.
Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/954852-impacto-da-exploracao-de-litio-no-vale-do-jequitinhonha-e-tema-de-debate-na-quarta/