Comissão aprova projeto que prevê conexão wi-fi gratuita obrigatória em todas as bibliotecas públicas

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Figueiredo: “Esses locais podem contribuir para a diminuição da exclusão digital”

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2657/19, que torna obrigatório o fornecimento de conexão wi-fi gratuita em todas as bibliotecas públicas no País.

A obrigatoriedade alcançará as bibliotecas públicas mantidas pela União, estados, Distrito Federal e municípios. O texto permite que o poder público realize parcerias com o setor privado para fornecer o acesso à internet.

A proposta, do deputado Célio Studart (PSD-CE), exige que a conexão wi-fi tenha qualidade suficiente para permitir que estudantes e usuários em geral possam desempenhar com fluidez suas atividades.

O parecer do relator, deputado André Figueiredo (PDT-CE), foi favorável à medida. “É dever do Estado promover a inclusão digital, equipando as bibliotecas públicas com internet e disponibilizando conexão wi-fi para os seus usuários, como forma de promover a democratização do acesso às tecnologias da informação e da comunicação”, disse.

“Esses locais podem contribuir para a diminuição da exclusão digital, ampliando a quantidade de fontes de informações para os usuários fazerem suas pesquisas”, destacou o deputado.

Tramitação
O projeto será analisado ainda, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/921652-comissao-aprova-projeto-que-preve-conexao-wi-fi-gratuita-obrigatoria-em-todas-as-bibliotecas-publicas/

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Oposição apresenta a Pacheco pedido de impeachment de Moraes

Nova lei de seguros, hidrogênio verde e IA entram na pauta do Senado desta semana

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais