Nunes e Boulos polarizam disputa; desempenho de Tabata surpreende

A pesquisa CNN/AtlasIntel divulgada na semana passada aponta a continuidade do cenário de polarização entre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o prefeito de São Paulo (SP), Ricardo Nunes (MDB), que é pré-candidato à reeleição. Interessante observar que, em relação a dezembro do ano passado, Boulos e Nunes cresceram. No entanto, houve uma expressiva redução da vantagem de Boulos.

Ricardo Nunes – Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Em dezembro de 2023, Boulos tinha 11 pontos percentuais a mais que Nunes. Agora, a distância entre eles é de apenas 1,9 ponto percentual, o que configura em cenário de empate técnico na liderança, já que a margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Neste momento, os pré-candidatos do PSOL e MDB concentram 69,3% das preferências eleitorais. Os nomes fora da polarização – Tabata, Kim e Marina – somam juntos 27,6%.

CANDIDATOS DEZEMBRO 2023 (%) ABRIL 2024 (%)
Guilherme Boulos (PSOL) 29,0 35,6
Ricardo Nunes (MDB) 18,0 33,7
Tabata Amaral (PSB) 6,2 14,7
Kim Kataguiri (União Brasil) 5,3 9,4
Marina Helena (Novo) 0,6 3,5
Brancos/Nulos/Indecisos 40,9 3,1

*Fonte: CNN/AtlasIntel (18 a 22/04/2024)

Quem também ganhou pontos na pesquisa foram a deputada federal Tabata Amaral (PSB) e o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), que não deve ser candidato já que seu partido deverá apoiar Ricardo Nunes. O desempenho de Tabata chama atenção, já que ela aparece com mais de 14% das intenções de voto.

Considerando que a deputada do PSB poderá firmar uma coligação com o PSDB, tendo o apresentador José Luiz Datena (PSDB) como seu vice, Tabata Amaral poderá se converter na surpresa do pleito. No entanto, neste momento, o mais provável é que a disputa continue polarizada entre Nunes e Boulos.

Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

A acirrada disputa entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos também é observada nas simulações de segundo turno. Nessa simulação, o prefeito do MDB e o deputado do PSOL aparecem tecnicamente empatados. Novamente, a surpresa foi Tabata, que num eventual segundo turno contra Nunes – hipótese pouco provável neste cenário – estaria numericamente à frente do prefeito.

CANDIDATOS CENÁRIO 1 (%) CENÁRIO 2 (%)
Ricardo Nunes (MDB) 44,8 42,6
Guilherme Boulos (PSOL) 44,3
Tabata Amaral (PSB) 44,3
Brancos/Nulos/Indecisos 10,9 13,1

*Fonte: CNN/AtlasIntel (18 a 22/04/2024)

Outro dado interessante trazido pela sondagem é que entre os eleitores do presidente Lula (PT), 70,5% preferem Boulos. 24,5% declaram voto em Tabata. Já entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 76,2% optam por Nunes. 13,7% declaram voto em Kim Kataguiri.

Postagens relacionadas

Gesto necessário do Executivo na direção do corte de gastos – Análise

Banco Central volta a ser alvo de forte críticas do Planalto – Análise

Aumento no desinteresse pelas notícias, aponta relatório global – Análise

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais