Início » Propostas de privatização de portos chegam ao TCU este mês

Propostas de privatização de portos chegam ao TCU este mês

A+A-
Reset
DestaqueInfraestruturaMinistério da Infraestrutura
Ao participar, na última terça-feira (03), de evento on-line promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Fábio Lavor, da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, informou que os processos envolvendo a desestatização dos portos de Santos e de São Sebastião, em São Paulo, e de Itajaí, em Santa Catarina, serão enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) este mês.

A pauta do evento era o tema “A desestatização das autoridades portuárias e a experiência envolvendo a Companhia Docas do Espírito Santo”. A fase de audiência, com sessões públicas semipresenciais sobre a privatização dos três portos, já se encerrou. De acordo com Lavor, a equipe do ministério agora discute as contribuições recebidas. “A gente está otimista em relação ao cronograma”, disse.

No caso de Santos, foi recebido um número de contribuições elevado – acima de 500. Como, durante a audiência pública, foram identificadas divergências entre os estudos apresentados pelo BNDES e a avaliação do grupo técnico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), há necessidade de ajustes para evitar que o processo sofra atrasos no TCU.

Precatórios

Em sua intervenção, Fábio Lavor abordou o uso de crédito de precatórios para pagamento de outorga nos leilões de concessão. Disse que isso pode ser feito no momento do “bid” (lance) dos certames, como especificado na legislação. A operação consta da PEC nº 113/21, promulgada no fim do ano passado.

Em casos de crédito contra a União, a PEC permite a autoaplicação da norma. Lavor acrescentou que os precatórios não podem ser usados para composição da receita bruta nem tampouco nas outorgas mensais a serem pagas pelo vencedor dos leilões. Os recursos para o pagamento das parcelas de outorga devem provir das receitas auferidas ao longo da operação.

Ministério da InfraestruturaPrivatizaçãoTCU

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais