Início » Diretoria da ANTT dá sinal verde para mais quatro trechos

Diretoria da ANTT dá sinal verde para mais quatro trechos

A+A-
Reset
Notícias

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu sinal verde, na quinta-feira da semana passada, para mais quatro propostas de construção e exploração de estradas de ferro, de acordo com o modelo estabelecido pela MP nº 1.065.

Com os quatro novos pedidos aceitos pela agência, sobe para nove o total de projetos de novas ferrovias a serem implantadas pelo regime de autorização, do total de 36 solicitações apresentadas ao Ministério da Infraestrutura. Somados, os requerimentos representam 4.106,79 quilômetros de novos trilhos em dez estados. A projeção de investimentos é de R$ 47,42 bilhões.

Os trechos declarados compatíveis pela diretoria da ANTT foram sugeridos por duas proponentes. A Estrada de Ferro Paraná-Oeste (Ferroeste) pretende implementar uma malha de 76 quilômetros no Mato Grosso do Sul, entre Maracaju e Dourados, além de outro trecho de 166 quilômetros no Paraná, entre Cascavel e Foz do Iguaçu. Os trechos localizados no Paraná farão conexão com a malha já administrada pela empresa.

O outro pedido é da Bracell Celulose, que planeja construir 4,29 quilômetros de linha dentro de Lençóis, em São Paulo, e uma segunda ferrovia de 19,5 quilômetros, partindo de Lençóis até Pederneiras, também em São Paulo. As novas linhas farão conexões com a malha já existente concedida à Rumo Malha Oeste, que dá acesso ao porto de Santos.

A diretoria da ANTT aprovou ainda a minuta de resolução que trata de procedimentos a serem seguidos pelas concessionárias a fim de obterem autorização para executar projetos em áreas que são objeto de concessão ferroviária.

A medida revisa a atual norma em vigor (Resolução nº 2.695/08) e busca aliviar o fardo regulatório do setor produtivo, especialmente sobre procedimentos autorizativos simplificados ordinários, a depender das peculiaridades e da complexidade de cada projeto.

Segundo o diretor Davi Barreto, relator do processo, dois pontos ilustram as mudanças. “O primeiro é a previsão expressa da possibilidade de cobrança pela concessionária, em razão da análise de projeto de terceiros. O segundo é o estabelecimento de penalidades a que a concessionária se sujeita em hipótese de descumprimento das disposições da resolução.”


Cliente Arko fica sabendo primeiro

ANTT

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais