Início » Câmara pode votar urgência do projeto que restringe delação premiada

Câmara pode votar urgência do projeto que restringe delação premiada

O PL proposto estipula que os acordos de delação premiada somente poderão ser celebrados de forma voluntária

A+A-
Reset

Nesta quarta-feira (12), a Câmara dos Deputados pode votar o requerimento de urgência do texto que visa proibir a delação premiada de indivíduos sob privação de liberdade. O deputado Luciano Amaral (PV-AL) apresentou o Projeto de Lei (PL) 4.699/2023. Originalmente previsto para análise na terça-feira (12), o projeto foi retirado da pauta.

delação premiada

Foto: divulgção/Depositphotos

O PL proposto estipula que os acordos de delação somente poderão ser celebrados de forma voluntária. Portanto, proibindo sua aplicação em casos de detenção preventiva. Além disso, o texto prevê que os indivíduos impactados por uma delação terão o direito de contestar o acordo de colaboração e a decisão homologada. Até o momento, o projeto não possui um relator designado na Câmara dos Deputados.

Rumo do PL da delação premiada

Caso o regime de urgência seja aprovado, o PL será submetido a uma análise mais ágil pelas comissões responsáveis. Nesse sentido, podendo dispensar prazos e formalidades regimentais do Congresso. Esta iniciativa, apresentada por Amaral, retoma parte de um projeto anterior, o PL 4.372 de 2016, proposto pelo ex-deputado e atual secretário nacional do consumidor, Wadih Damous (PT-RJ), o qual também abordava questões relacionadas às delações premiadas. Nesse sentido, entre elas está a criminalização da divulgação de depoimentos obtidos por meio desses acordos.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais