Início » Plano Brasileiro de Inteligência Artificial: ministra cria Grupo de Trabalho para apoio operacional

Plano Brasileiro de Inteligência Artificial: ministra cria Grupo de Trabalho para apoio operacional

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação forma equipe para desenvolver estratégias de Inteligência Artificial, com prazo até final do ano

A+A-
Reset

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, instituiu nesta segunda-feira (10) o Grupo de Trabalho de Apoio Operacional. O grupo tem a missão de assessorar a ministra na elaboração e apresentação ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) de um Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.

inteligência artificial

Grupo de Trabalho para discutir Inteligência Artificial tem prazo até final do ano – Foto: Design by Freepik

Sendo assim, o Secretário-Executivo do Ministério, Luis Fernandes, coordenará o grupo, que contará com a participação de figuras importantes da pasta. Além disso, Fernandes designará um assessor especial para integrar o time.

Outro ponto é que o grupo poderá convidar, sem direito a voto, representantes de outros órgãos federais, entidades públicas e privadas, assim como especialistas no tema. As reuniões ocorrerão presencialmente para os membros localizados no Distrito Federal e por videoconferência para os demais.

Plano Brasileiro de Inteligência Artificial

Senador Eduardo Gomes projeta votação do PL sobre inteligência artificial no dia 12 de junho

Relator do PL sobre Inteligência Artificial, senador Eduardo Gomes (PL-TO), em pronunciamento. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Assim, o coordenador convocará as deliberações do grupo com antecedência mínima de três dias, exigindo a maioria absoluta dos membros para a realização das reuniões. Além disso, as decisões serão aprovadas por maioria simples e a participação dos membros, considerada uma prestação de serviço público relevante, não será remunerada.

O Grupo de Trabalho deverá concluir seus trabalhos e apresentar o relatório final ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação até 29 de julho de 2024. Por fim, a portaria que oficializa essa criação entrou em vigor na data da publicação, ou seja, nesta segunda.

Leia a íntegra da portaria clicando aqui.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais