Início » Imposto de Renda 2024: entenda a finalidade e o destino das arrecadações

Imposto de Renda 2024: entenda a finalidade e o destino das arrecadações

Especialista explica como a arrecadação do Imposto de Renda 2024 contribui para o orçamento do governo

A+A-
Reset

Hoje se encerra o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda de 2024. Porém, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como fazer, até mesmo entre escolher entre a declaração completa ou a simplificada. Atrasar a entrega do documento pode levar a complicações, como multas e inclusão na Dívida Ativa.

Imposto de renda 2024

Especialista explica destino dos recursos arrecadados do Imposto de Renda – Foto: Agência Brasil/Reprodução

Para falar sobre o assunto, a redação do OBrasilianista ouviu o advogado Edson Kondo, especialista em Direito Tributário do escritório Honda, Teixeira, Rocha – Advogados (Hondatar).

Importância do Imposto de Renda 2024

O Imposto de Renda, de prazo final nesta sexta-feira (31), é crucial para financiar ações governamentais em saúde, educação e segurança. Mas, diferente das contribuições e taxas, que possuem destinação específica, os recursos do IR não têm vinculação direta com um serviço ou programa.

Segundo Kondo, declarar e pagar o Imposto de Renda contribui para o orçamento do ente federativo correspondente (União, Estado, DF ou Município).

— Por exemplo, as contribuições são espécies de tributos que tem uma finalidade específica, por exemplo, financiar a seguridade social. As taxas, são outra espécie que tributo que estão vinculadas a uma atividade que o ente presta ao contribuinte, sendo ressarcido por este valor, ou em situações que a prestação de serviço possa ser individualizada — explica.

Além disso, ele também destaca que em anos em que a arrecadação do Imposto de Renda supera as expectativas, o valor excedente passa a compor o caixa do ente, podendo ser utilizado em investimentos em infraestrutura, programas sociais, incentivos fiscais e outras ações previstas na LOA.

Por fim, Kondo ressalta que embora não haja destinação específica para cada real de Imposto de Renda, os contribuintes podem optar por direcionar até 3% do imposto devido para programas sociais como os fundos do ECA ou dos Conselhos da Pessoa Idosa.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais