Início » Copom reduz a taxa Selic para 10,50% ao ano

Copom reduz a taxa Selic para 10,50% ao ano

O Copom se reúne a cada 45 dias para definir a Selic

A+A-
Reset

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) fixou, nesta quarta-feira (8), a taxa Selic em 10,50% ao ano. Este é o sexto corte consecutivo e condiz com as expectativas do mercado brasileiro. O placar ficou divido para redução de 0,25 ponto da taxa básica de juros. Esse é o menor nível em quase dois anos. O Copom se reúne a cada 45 dias para definir a Selic.

Selic

Taxa Selic cai em 0,25 – Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O mercado financeiro sinalizou que os indicadores de atividade e mercado de trabalho mais fortes que o esperado afetou as expectativas de inflação para 2024 e 2025 em 3,7% e 3,6%, respectivamente.

Além disso, o Banco Central, por meio de comunicado, justificou que busca pela convergência da inflação para a meta ao redor de 2025 para manter a queda da Selic.

Nesse sentido, a tendência é continuar com os cortes nas próximas reuniões.

– O Comitê, unanimemente, avalia que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade e expectativas desancoradas demandam maior cautela. Ressalta, ademais, que a política monetária deve se manter contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. Também reforça que a extensão e a adequação de ajustes futuros na taxa de juros serão ditadas pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta – justificou o BC.

Taxa Selic

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Além disso, é referência para as demais taxas da economia. Ela é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle.

Copom

O Copom se reúne a cada 45 dias para definir a taxa Selic. No primeiro dia do encontro, especialistas do Banco Central expõem, em apresentações técnicas, a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial, juntamente com o comportamento do mercado financeiro. Já no segundo, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a taxa de juros.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais