Início » Boletim Focus mantém previsão de PIB acima de 2% este ano

Boletim Focus mantém previsão de PIB acima de 2% este ano

O boletim Focus também projeta o dólar a R$ 5,00 para 2024, com um aumento gradual para os anos seguintes

A+A-
Reset

O mercado financeiro continua otimista com a economia brasileira, mantendo a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 2% para 2024. De acordo com Boletim Focus, a previsão para o crescimento do PIB é de 2,02%, uma leve alta em relação à projeção de quatro semanas atrás (1,89%). Este cenário positivo reflete uma expectativa de maior atividade econômica no país e pode indicar oportunidades para investimentos e negócios no Brasil.

Boletim Focus

Foto: Divulgação/Agência Brasil

O boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), nesta terça-feira (30), é uma referência para previsões econômicas no Brasil. O documento reúne projeções de economistas e analistas de mercado consultados pelo BC. Para os anos seguintes, o mercado mantém uma perspectiva estável. Em 2025, a previsão de crescimento é de 2%, a mesma das últimas 20 semanas. Enquanto para 2026 e 2027, a expectativa também é de 2% de crescimento. Esta estabilidade no médio prazo sugere um ambiente econômico mais previsível para investidores e empresas que operam no Brasil.

Em relação à inflação, o Focus prevê um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 3,73% para 2024. Portanto, mantendo praticamente a mesma projeção da semana anterior. Este índice está dentro do intervalo da meta de inflação do Banco Central, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com um valor central de 3%. Contudo, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para 2025, a expectativa é de 3,6%, enquanto para 2026, a previsão é de 3,5%, mantendo-se constante até 2027.

Boletim Focus projeta redução no corte de juros

Boletim Focus

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

No que diz respeito à taxa básica de juros, o mercado financeiro prevê uma Selic de 9,5% para 2024, indicando uma expectativa de redução no ritmo de cortes nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). Nas últimas reuniões, a redução foi de 0,5 ponto percentual, mas há indicações de que o Copom poderá diminuir o ritmo. A previsão para 2025 é que a Selic termine em 9%, com uma tendência de queda para os anos seguintes. Em 2026, a previsão é de 8,63%, e em 2027, a taxa básica deve ficar em 8,5%.

O boletim Focus também projeta o dólar a R$ 5,00 para 2024, com um aumento gradual para os anos seguintes, refletindo possíveis oscilações cambiais e tendências econômicas globais.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais