O presidente Lula convocou uma reunião para tratar sobre a pauta do Congresso na próxima semana. A Arko apurou que o foco dos temas deve ser os vetos da LOA e LDO, e do projeto que acaba com a saidinha para detentos. O encontro ocorrerá, nesta sexta-feira (19), na hora do almoço, no Palácio do Planalto.
Além disso, há ainda um projeto que deve ser apreciado pelo Senado que pode abrir um crédito suplementar de R$ 15 bilhões no orçamento público.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que estava cumprindo agenda internacional, nos Estados Unidos, antecipou a volta para o Brasil. Ele retornou ao Brasil nessa quinta-feira (18). O chefe da pasta tem agenda nessa sexta em São Paulo, entretanto ele poderá participar do encontro emergencial.
Desgaste no governo Lula
Lula convocou os líderes após os desgastes entre o governo e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o avanço de pautas relevantes que podem impactar as contas públicas.
Anteriormente, Arthur Lira reclamou da articulação política do governo Lula. Ainda, chamou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de “incompetente e desafeto pessoal” durante uma coletiva. Lira também falou sobre a instalação de CPIs.