A pesquisa Genial/Quaest divulgada na semana passada mostra que o governador de São Paulo (SP), Tarcísio de Freitas (Republicanos), vive um bom momento político às vésperas das eleições municipais.
Segundo o levantamento, 62% dos paulistas aprovam Tarcísio. Apenas 29% desaprovam. De acordo com a Quaest, 41% dos entrevistados avaliam positivamente (ótimo/bom) o governo estadual. De outro lado, 16% consideram a atuação negativa (ruim/péssima). E 35% entendem que a gestão é regular.
As áreas do governo Tarcísio mais bem avaliadas são a infraestrutura e mobilidade (49%); educação (42%); geração de emprego e renda (39%); transporte público (39%) e habitação (38%).
No entanto, a atuação de Tarcísio na segurança pública e na saúde divide os entrevistados. 33% consideram que a gestão do governador é positiva na segurança. Entretanto, 31% têm uma avaliação negativa. Cenário similar ocorre na saúde. 32% avaliam positivamente a gestão do governador, mesmo índice que possui uma avaliação negativa da área.
Apesar do saldo de popularidade ser positivo para Tarcísio de Freitas, a política linha-dura na área de segurança pública, ao mesmo tempo em que é bem recebida por 1/3 da opinião pública paulista, também produz opositores.
Nas últimas semanas, mesmo diante do número de mortes em operações policiais, sobretudo na Baixada Santista, Tarcísio tem defendido a atuação do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, no comando da pasta.